sexta-feira, 11 de março de 2011

Hipotiroidismo e exercício





Chegou ao fim a carreira de um dos maiores jogadores da história do futebol: Ronaldo. O hipotireoidismo foi o principal motivo dado pelo atacante para o encerramento de sua carreira. Ele afirmou que estava acima do peso devido à disfunção na tireóide e que não tomava remédios para controlá-la pelo fato do medicamento ser considerado dopping.
Diante de todas essas afirmações e a repercussão do tema na mídia, a NutriAtiva preparou essa matéria para esclarecer o assunto para você!

- O que é hipotireoidismo?
E um distúrbio da tireóide, uma glândula
que é responsável pela regulação de diversas
funções do organismo, onde ocorre
a diminuição na produção hormonal de T3
(triiodotironina) e T4 (tiroxina).

- O hipotireoidismo pode causar ganho de peso?
Como ocorre a diminuição do metabolismo, ou seja, o organismo gasta menos energia, se a alimentação não estiver adequada, o indivíduo pode aumentar o peso corporal.

- O tratamento do hipotireoidismo é realmente considerado dopping?
Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento não é considerado dopping já que ele apenas substitui o que a glândula deixou de produzir! O tratamento consiste na reposição do hormônio tireoidiano faltante.

- O hipotireoidismo pode interferir na prática de exercícios físicos?
O hipotireorismo pode provocar a redução da capacidade de realizar esforços máximos, diminuição de frequência cardíaca, lentidão em reflexos e dores músculo-articulares crônicas (fibromialgias) que resultam na diminuição do desempenho físico.

- Quais os outros sintomas do hipotireoidismo?
Depressão, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores, pele seca, queda de cabelo e aumento de colesterol no sangue.


Quem tem hipotireoidismo e faz o uso regular da medicação pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal!

fonte: Equipe Nutriativa.