terça-feira, 27 de abril de 2010

EVITANDO E CONTROLANDO A PRESSÃO

Hoje, no “Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial”, a NutriAtiva trás pra você, dicas e esclarecimentos sobre o assunto, que tanto atinge a população brasileira,
O elemento que provoca a Hipertensão Arterial, dentre diversos fatores, é o “Sódio” e diferente do que muitos pensam, ele não está presente apenas no sal de cozinha, ele está presente até mesmo em alimentos doces!


• Procure manter-se dentre do seu peso ideal, pois sobrepeso e obesidade provocam aumento da pressão arterial
• Evite o excesso de sal nas refeições. O ideal é 1 c. chá rasa/ dia ;
• Leia sempre rótulos e evite alimentos ricos em sódio. Máximo de 150mg/porção.
• Evite temperos industrializados (caldos, sazon, temperos prontos) e abuse de temperos naturais (alho, cebola, salsa, orégano, manjericão...)
• Evite salgadinhos industrializados, temperos como: mostarda, catchup, molho inglês, shoyu e de tomate.
• Refrigerantes, principalmente, diet/light e zero possuem muito sódio. Cuidado também com os adoçantes! Alguns deles (e os mais utilizados) possuem em sua composição Ciclamato de Sódio e Sacarina Sódica. Procure ingerir os adoçantes a base de Sucralose ou Stévia.
• Não abuse das bebidas alcoólicas, pois elas também provocam elevação da pressão.
• Realize atividade física regularmente! Auxilia na diminuição e controle da pressão, evitando os picos (ação mais prejudicial em um hipertenso)


CALDO DE CARNE/FRANGO CASEIRO

Colocar em uma panela restos de carnes e carcaças limpas (ossos e sobras de carnes sem gordura) de carne e frango juntamente com água e temperos (cebola, salsa, pimenta, alho) e restos de legumes. Deixe em fogo baixo para cozinhar lentamente, por pelo menos 4 horas. Acrescente água quando necessário. Coe e está pronto para uso. Se preferir pode congelar em formas de gelo e ir utilizar os cubinhos para temperar diversas preparações.


CALDO DE LEGUMES CASEIRO

Colocar em uma panela restos de legumes e aparas (talos e folhas que você geralmente joga fora) juntamente com água e temperos (cebola, salsa, pimenta, alho). Deixe em fogo baixo para cozinhar lentamente, por pelo menos 2 horas. Acrescente água quando necessário. Coe e está pronto para uso. Se preferir pode congelar em formas de gelo e utilizar os cubinhos para temperar diversas preparações.


MOLHO DE TOMATE CASEIRO
Bata no liquidificador 4 tomates bem maduros picados (s/ pele), juntamente com uma cebola ralada, uma pequena pitada de sal e um copo americano cheio de água.
Em uma panela refogue uma cebola ralada em uma colher de chá de óleo junto com dois tomates picados. Acrescente o molho do liquidificador e cozinhe por 10 minutos. Adicione em seguida o cheiro verde ou manjericão. Pode ser armazenado em recipiente bem fechado na geladeira por 2 dias, e no congelador por até 1 mês.