segunda-feira, 26 de julho de 2010

OS CHÁS E SUAS AÇÕES DIURÉTICAS

O benefício mais procurado pelas pessoas é o de auxiliar na eliminação dos líquidos acumulados no organismo.
As catequinas presentes nos chás obtidos da Camelia sinensis são consideradas potentes antioxidantes e antiinflamatórios, portanto, o consumo regular destes chás oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido à redução do processo inflamatório de uma maneira geral.
Porém, devido à presença dos taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra esse prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. O ideal é que seja 1h30min após as refeições. Além disso, pela presença de cafeína, é importante evitar consumo a noite, para não prejudicar o sono.

Alguns exemplos de chás diuréticos:

CHÁ BRANCO: porduzidos a partir de folhas mais jovens da planta Camellia sinensis, antes de entrarem no processo de oxidação natural. Nessa fase, quando ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (daí o nome chá branco), concentram catequinas e polifenóis substâncias antioxidantes
CHÁ VERDE: obtido das folhas da Camellia Sinensis, sofre um processo de fermentação após a colheita e secagem. É amargo, porém é o que confere mais estudos a respeito de suas propriedades terapêuticas. Suas ações comprovadas são: antioxidante, antiinflamatória, reduz a absorção de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos.

CHÁ VERMELHO: Passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde em diversos aspectos, porém ainda não foi comprovado cientificamente quais as substâncias presentes neste chá e suas concentrações que serão responsáveis pelo efeito benéfico. Feito com folhas e brotos semifermentados da Camellia Sinensis obtidas em diferentes estágios de desenvolvimento, seu aroma é mais suave que o chá preto e não tem o gosto marcante do chá verde.

CHÁ DE HIBISCO: reduz a retenção de líquidos.

DICAS DE CONSUMO:
O ideal é consumir de 3-5 xícaras de chá/ dia, quente ou frio ,sem açúcar. O ideal é tomá-lo logo após o preparo, deixar em infusão por no máximo três minutos. Recomenda-se usar folhas desidratadas, pois os componentes ativos e o sabor encorpado se mantêm. Os saquinhos industrializados perdem as propriedades.