quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Intolerância a Lactose




Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite, para a sua melhor absorção.

Os sintomas mais comuns são a diarréia, distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.
Não existe cura. O tratamento é baseado na exclusão ou limitação no consumo de alimentos que possuam lactose. Já existe opções de leite sem lactose no mercado como: Zimil, Sensy e No Lac.

BOLO DE BANANA SEM LACTOSE

Ingredientes

5 bananas maduras cortadas em rodelas ( de preferência nanica)
01 ovo
02 claras
3 c. sopa rasa de margarina light
01 xícara chá de adoçante tal e Qual ou 01 xícara de chá de açúcar
1 xícara chá farinha de trigo integral
1 xícara chá de aveia em flocos finos
1 c. sopa de canela em pó
1 c. café de cravo em pó (opcional)
1 c. sopa de fermento em pó

Preparo
Bater no liquidificador: a banana, os ovos, a margarina e o açúcar. Transferir a mistura para uma vasilha e acrescentar a farinha de trigo, a aveia, a canela e por último o fermento. Mexer bem até obter uma massa homogênea. Despejar massa em forma untada e farinhada–pode-se colocar rodelas de banana por cima da massa crua para enfeitar.
Levar ao forno pré-aquecido em temperatura média por 40 minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo. Espere esfriar e desenforme.

Rendimento: 12 porções de 50g
Energia: 107 Kcal
Carboidrato: 14,1g
Proteínas: 2,5g / Lipídeos: 4,5g

FONTE: Equipe Nutriativa